Voltar

Inscrições para XVIII Semana Nacional da Conciliação terminam no dia 16 de outubro


INSCRIÇÕES PARA XVIII SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO TERMINAM NO DIA 16 DE OUTUBRO

O conciliador tem a função de aproximar e orientar as pessoas para construir um acordo jurídico

As inscrições para participar do mutirão da XVIII Semana Nacional da Conciliação no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), que acontecerá de 6 a 10 de novembro de 2023, terminam na próxima segunda-feira, dia 16 de outubro. Os métodos de conciliação, chamados também de autocompositivos, são aqueles em que as partes de um conflito judicial chegam a um consenso. Esses métodos podem ser usados para solucionar diversos tipos de problemas, especialmente questões cotidianas, como desavenças patrimoniais, empresariais, cobranças, questões condominiais, direito do consumidor, casos familiares e de vizinhança.  

“Saliento que a via conciliatória é um dos métodos mais adequados e proveitosos de solução de litígios; todos saem satisfeitos com a resposta alcançada, e se garante a autonomia das partes, a melhor decisão para o caso, o encerramento célere da demanda e a pacificação do problema. Ganham as partes, ganha o Poder Judiciário”, afirma o 2º vice-presidente do TJPR e coordenador regional da campanha, desembargador Fernando Antônio Prazeres.  

Nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do TJPR, a resolução de casos com a técnica de conciliação envolve diversos tipos de situação. Tudo o que é discutido em uma audiência de conciliação é confidencial, como previsto no Código de Processo Civil. O conciliador auxilia os interessados na compreensão das questões e interesses que geram o conflito, ajudando para que as próprias partes possam identificar soluções consensuais que possam gerar benefícios mútuos. O resultado da audiência, se conseguirem chegar a um acordo, é homologado por um juiz. 

Situações como divórcio amigável, discussões entre irmãos, relações corporativas e de consumo são comuns entre os casos que chegam para os conciliadores, que tentam melhorar a comunicação e desenvolver a neutralidade entre os envolvidos. No ambiente de trabalho, os conflitos podem envolver relações de poder entre empregado e empregador ou relações interpessoais entre os empregados. Situações assim podem criar prejuízos no rendimento operacional das equipes e na cooperação entre os funcionários. No contexto da saúde também são recomendadas as conciliações, que valorizam o componente emocional e a fragilidade em casos que envolvam médicos, enfermeiros, laboratórios, clínicas, empresas de cuidados hospitalares, operadoras de seguro e plano de saúde. 

Existem também situações de resolução de conflitos na convivência comunitária e em questões de meio ambiente, assim como na administração pública e nas religiões, na área imobiliária e em diversos setores no âmbito civil. O mutirão organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país visa reduzir a quantidade de processos judiciais em trâmite nos tribunais, diminuindo também o tempo de tramitação das ações. 

  

Para participar da XVIII Semana Nacional da Conciliação no TJPR, acesse o formulário.

  

Consulte aqui a tabela de contatos dos Cejuscs do Paraná.