Voltar

TJPR promove encontro estadual de magistrados da infância e juventude


TJPR PROMOVE ENCONTRO ESTADUAL DE MAGISTRADOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Durante o evento, foi aberta oficialmente a VII Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu, entre os dias 5 e 7 de outubro, na sede da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), em Guaratuba, no Litoral do estado, o V Encontro e a IV Reunião do Fórum Estadual de Magistrados e Magistradas da Infância e Juventude do Paraná.  
 
O objetivo do evento foi incentivar debates e troca de experiências em busca da uniformização e do aprimoramento de atendimentos, visando garantir uma prestação jurisdicional mais efetiva e ágil para toda a sociedade. 

O encontro é uma ação conjunta do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude e da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Consij/CIJ), Amapar, Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), Fórum Estadual de Juízes da Infância e Juventude (Foeji) e contou com o apoio da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e Juventude. 

“Foi possível definir proposições e enunciados depois de uma ampla reflexão sobre vários assuntos de muita importância envolvendo os sistemas socioeducativo e protetivo na área da infância, e houve uma participação grande dos magistrados e magistradas e resultados altamente positivos neste encontro”, explica o presidente do Consij, desembargador Fernando Wolff Bodziak. 
 
“O evento tem essa finalidade de colocar o magistrado, em todos os níveis da carreira, para pensar, repensar, debater e, ao final, deliberar. Tanto em questões voltadas à jurisdição, mas também na seara administrativa. Essa integração começa nas mesas de debate e se estende na troca de conhecimentos, conversas entre os magistrados nos mais variados assuntos que envolvem esse tema”, reforça a juíza Noeli Salete Tavares Reback, coordenadora estadual do CIJ. 
 
“Nós temos que começar a dar valor para aquilo que merece valor, e a área da infância e juventude merece valor”, destacou o presidente da Amapar, Jederson Suzin. 
 
Na reunião do Foeji, uma nova diretoria foi eleita. O juiz Rodrigo Rodrigues Dias deu lugar à juíza Franciele Estela Vairich na presidência do Fórum. Ele valorizou o intercâmbio de informações proporcionado pelo evento que reuniu 40 magistrados. “O grande objetivo é essa troca de experiências, o debate sobre as dificuldades e alegrias em ser juiz ou juíza da infância e da juventude. É muito importante para fortalecer essa jurisdição que é muito especializada”, declarou.   

VII Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário 


 
Durante o encontro dos magistrados e magistradas, no sábado (7/10), ocorreu a abertura oficial da VII Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário que vai se estender até o próximo dia 14. O objetivo é incentivar ações em todo o Paraná voltadas a crianças e adolescentes junto aos jurisdicionados, redes de apoio e equipes técnicas. 

“Por ser o mês em que se comemora o Dia da Criança, nós intensificamos ações voltadas a dar visibilidade aos assuntos envolvendo crianças e adolescentes e fomentar boas práticas envolvendo infância e juventude. Tudo para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional e para demonstrar à população que o Tribunal tem um cuidado muito especial com essa causa. Essa população em estado de vulnerabilidade merece todo o cuidado e atenção do Poder Judiciário”, afirmou o desembargador Fernando Wolff Bodziak. 
 
Nesta segunda-feira (9/10), na esplanada do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, foi realizada uma apresentação cultural do coral do Projeto Nova Terra e do grupo Tupi Pererê. 

“É uma semana para se pensar no futuro. Quem lida com a criança, lida com o futuro. Buscamos chamar atenção com todas essas ações para que a sociedade, enquanto Judiciário neste caso, também se envolva neste tipo de temática”, valoriza a coordenadora estadual do CIJ. 
 
Confira abaixo a programação completa da VII Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário