Núcleo de Estudos

Núcleo de estudos 

Este eixo do PsicoLABVD foi criado a partir de estudos, pesquisas e discussões entre a equipe CEVID TJPR que revelam a importância da noção de enfrentamento como não restrita à questão do combate, mas, também, às dimensões da prevenção, assistência e da garantia de direitos das mulheres e requer uma ação conjunta dos diversos setores e disciplinas acadêmicas envolvidas. 

  • Estudos psicossociais sobre feminicídio
    Objetiva conhecer efetivamente a realidade das audiências de Feminicídio do Tribunal do Júri, bem como oportunizar reflexões acerca do sistema de justiça e a rede de proteção à mulher sob a ótica da perspectiva de gênero. Através da observação das audiências, pretende-se realizar um levantamento das práticas realizadas e coletar informações para desenvolvimento de estudos e pesquisas, haja vista a Recomendação do CNJ, de fevereiro de 2022, que recomenda aos órgãos do Poder Judiciário a adoção do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero.
     
  • Estudos sobre a interseção de casos acolhidos pelo depoimento especial
    Refere-se ao campo de pesquisa aberto e em construção sistematizada para análise dos casos acolhidos pelo Depoimento Especial (Lei 13431 de 4 de abril de 2017) e interseções com violência contra a mulher, haja vista a recente publicação da Lei 14344 de 2022, conhecida como Lei Henry Borel, que criou mecanismos para a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a criança e ao adolescente e propõe medidas protetivas para estes, nos chamando a atenção inclusive para o texto da lei, muito semelhante ao que estabelece a Lei Maria da Penha.
     
  • Capacitação e criação de conteúdos
    Tem o objetivo de criar conteúdo multidisciplinar, propiciar discussões e reflexões acerca de temas relacionados à violência de gênero.
    O núcleo de criação de conteúdos relacionados à violência de gênero abre um espaço de troca, através do diálogo e compartilhamento de conhecimento entre todos os campos do saber e pretende criar conteúdo, tanto para a comunidade acadêmica e profissionais atuantes, através de publicações, por exemplo, tanto para a sociedade de forma geral, com o compartilhamento de conteúdo em rede social.